carrinho PORTES GRATUITOS para encomendas superiores a 45€
Subscreva a nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades

Os miúdos estão de férias! E agora?

Sem ideias para entreter os seus meninos durante as férias?

Esta altura do ano é complicada para os pais, já sabe. Se por um lado é fundamental que as crianças parem para descansar e quebrar a rotina depois de um ano inteiro na escola, por outro lado os pais ficam sem saber o que fazer para os entreter. Pois bem, fique a saber que não é preciso muito. A presença dos pais é suficiente para os filhos. Se esses momentos forem de qualidade, melhor ainda. As crianças precisam de mimo, de atenção, de alegria e, claro, de regras. Aproveitem, Papás, para tirarem férias duas vezes: férias do trabalho e férias de “ser adulto”.

 

Quer tornar as férias deles mais divertidas? Precisa de algumas ideias? Cá vão elas:

Splash na Relva

Tem um jardim ou pátio? Ótimo. Esse espaço tem algum declive? Melhor ainda! Arranje um bom bocado de plástico manga (de preferência bem comprido), uma mangueira e gel de banho… Está a começar a entender, não? Coloque o plástico no chão. No topo, uma mangueira ligada e o gel de banho vão juntar-se à brincadeira. Se o espaço tiver algum declive, aproveite-o. E assim se passa a tarde num mini parque aquático improvisado.

 

Cozinha Divertida

Todas as crianças gostam de cozinhar. Escolha uma receita e preparem-na em conjunto. De preferência alguma coisa fresca, colorida e saudável. Uma salada de fruta, umas espetadas coloridas ou até um gelado. Dêem asas à imaginação. Podem até criar equipas e tornar esta aventura na cozinha num concurso: quem prepara a receita mais depressa ou, em caso de receitas diferentes, qual

      

Os Museus são Fixes

Prepare um dia cultural. Há, de certeza, coisas interessantes para se ver em qualquer cidade. Crie um roteiro e mostre aos seus filhos um bocado da História do sítio onde vivem. Museus, locais temáticos, Mosteiros, Casas onde alguém importante nasceu, Monumentos… Tantas coisas interessantes. No fim do dia prepare um Quizz e pode ser esse o vosso serão: um jogo sobre aquilo que viram durante o dia. Uma boa forma de assimilar novos conhecimentos.

 

Cientistas Malucos

Vamos fazer experiências? Na internet há milhares de experiências para fazer com as crianças. Vulcões, Pés de Feijão, Minhocas bailarinas são alguns exemplos interessantes. Se quiserem criar massa de modelar, com ingredientes bem simples, fiquem com esta “Experiência” bem gira:

. 1 chávena de farinha
. 1/4 de chávena de sal
. 30ml de água morna
. 1 colher de sobremesa de vinagre
. 1 colher de sobremesa de óleo
. 1 colher de sopa de cremor tártaro (opcional)
. corante alimentar de várias cores (corante em gel fica melhor, mas também podem ser daqueles que se vendem em supermercados)

Misturar o sal, a farinha e o cremor tártaro numa panela. À parte, juntar a água, o vinagre e o óleo. Deitar o preparado na panela aos poucos para não criar grumos e mexer até ficar com uma mistura homogénea. Levar a lume baixo e mexer até ficar com a consistência de plasticina. Deixar arrefecer e dividir em vários bocadinhos. Juntar o corante a cada um deles e amassar. A partir daí é só brincar e construir.

 

 

Campismo na Sala

Tirem o sofá do caminho! Abram espaço que vem aí uma noite de aventura! Têm uma sala? Têm imaginação? Têm uma tenda? Não? Têm lençóis? Também serve! A sala vai transformar-se numa floresta e vocês, em exploradores. No teto, as estrelas e  a lua que recortaram durante a tarde vão iluminar a vossa noite. Montem a tenda que têm guardada há anos ou então, se não tiverem tendas, deem asas à imaginação e, com lençóis e cadeiras, construam o vosso esconderijo. Uns sacos de cama ou edredões vão ajudar a tornar tudo mais confortável. Durante a noite contem histórias, cantem músicas, joguem à mímica… Se tiverem um jardim ou um terraço, já sabem, deixem a sala para outras alturas!

Jardim Zoológico

Quantos animais há no mundo?” Já lhe perguntaram isso? A resposta não é fácil, até porque nem todas as espécies são conhecidas. Mas no Jardim Zoológico podem ficar a conhecer algumas. Levem comida e almocem por lá. Com roupa fresca e muita água, vai ver que os meninos vão ter um dia de sonho. Só não vão encontrar sereias nem unicórnios, mas de certeza que eles não vão ficar desapontados.

 

O Sol Nasce Connosco

Levantar cedo custa? Não se for para aproveitar momentos mágicos. O nascer do sol é um espetáculo majestoso e… gratuito. É, sem dúvida, meio caminho para ter um dia mágico. Levem um cesto com sandes, fruta e leite, toalhas e protetor solar. Quem disse que os pequenos almoços de Hotel são os melhores do mundo?

 

 

Jardim Vertical

Quem vive na cidade não pode ter um jardim!” Mentira! Pode pois! E deve… Uns garrafões de água e uns pregos servem, se não quiserem comprar estruturas próprias para fazer um jardim vertical. Os meninos encarregam-se de encher os vasos com terra e de semear ou plantar as flores, ervas aromáticas, vegetais… O que quiserem. Com o passar do tempo veem o jardim a crescer mais e mais. Uma obra que irá, de certeza, fazer a diferença na vossa casa. Como vê não é preciso muito. No fundo, a mensagem que importa reter é que o desarrumação arruma-se, o sujo limpa-se e os arranhões saram. Estes momentos duram para sempre enquanto recordação e nunca, mas nunca se repetirão. Aproveite-os com quem mais ama. E deixe que os seus filhos vivam momentos especiais com as pessoas mais importantes para eles: os Pais!