carrinho PORTES GRATUITOS para encomendas superiores a 45€
Subscreva a nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades

Benefícios dos puzzles para as crianças e adultos!

Quem já não brincou com puzzles?

Mais ou menos complexos, com mais ou menos peças, de madeira ou de cartão…as alternativas são imensas e intemporais para todas as idades!
Mas montar um puzzle é mais do que uma boa forma de passar o tempo.

As competências necessárias para o fazer envolvem aspetos importantíssimos para o desenvolvimento de uma criança:

1. A melhoria da capacidade de observação, análise, atenção e memória visual: é necessário ter um esquema prévio da imagem do puzzle e recordar em que lugar têm de colocar cada peça.
2. O desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de dominar o corpo: a construção de puzzles implica um processo de tentativa-erro constante que exige uma coordenação de mão e olhos. É preciso uma observação permanente dos detalhes e manipulação contínua das peças, até encontrarem a solução.
3. O exercício divertido da motricidade fina: fazer um quebra-cabeças exige trabalho ao nível da motricidade fina dos dedos através da manipulação das peças e dos movimentos para as colocar na devida posição.
4. O estímulo da aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência: é uma atividade que exige lógica, pois é preciso pensar em diferentes estratégias para conseguir montar todo o conjunto, o que acaba também por estimular inteligência espacial.
5. O desenvolvimento de competências sociais e de cooperação: além de ser uma atividade que pode ser realizada em grupo, o que implica coordenação de um trabalho em equipa, desenvolve a capacidade de tolerância e paciência, o que contribui para a aquisição de competências ao nível da resolução de problemas.

Além de todos estes aspetos benéficos, os puzzles são brinquedos que acompanham o crescimento com as crianças e podem até passar de um irmão para outro. São também muito bons, porque proporcionam momentos de pura diversão e entretenimento, quer para adultos quer para crianças, podendo até ser uma óptima actividade para ser realizada em família.

Com estes jogos, os mais novos são capazes de estar longos períodos de tempo entretidos, sem se fartarem da actividade, por ser interessante, divertida e desafiante. Hoje em dia, há no mercado muitos tipos de puzzles, apropriados para cada uma das diferentes fases de crescimento das crianças. É importante escolher um puzzle adequado à idade da criança, para que a sua construção não seja frustrante ou pouco motivadora.

Para a faixa etária dos 18 meses aos 2 anos, aconselhamos o puzzle Balão e o Barco, composto por 3 balões/barcos de encaixar. As peças em 3 medidas diferentes de madeira é perfeito para a aprendizagem de ordenar e organizar as formas, enquanto se divertem, este puzzle vai ajudar os mais pequenos a descobrir as medidas!

         

Destacamos igualmente o puzzle Vestuário, para crianças, dos 3 aos 5 anos, que, além de proporcionar às crianças uma forma fantástica de se entreterem, faz com que aprendam mais sobre as peças de vestuário, o que vestir consoante o clima, e a ordem do vestir.

        

Por isso, vão lá tirar o pó aos puzzles talvez já esquecidos! Façam-no em família e divirtam-se!
Boas Brincadeiras!

Descobre aqui a nossa coleção de puzzles